minha
trajetória
Nasci em 26 de julho de 1983 em São Luís de Montes Belos, cidade localizada no Oeste goiano. Sou o filho mais novo de Ismael Alexandrino Pinto e Divina Gonçalves Alexandrino, e sou casado com Daiana Bettanin de Melo Alexandrino, tendo um filho chamado Lucas.
Completei minha graduação em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Pernambuco. Além disso, obtive formação complementar em Terapia Intensiva pela Universidade de Milão e Bolonha, na Itália. Também possuo um MBA em Gestão da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e participei de um programa de extensão em Gestão e Liderança pela Fundação Dom Cabral.
Na iniciativa privada, desempenhei o cargo de diretor no grupo DASA, a maior rede de saúde integrada do Brasil, líder em medicina diagnóstica no país e na América Latina, sendo a quinta maior do setor no mundo.
Minha trajetória na vida pública teve início como médico da Marinha do Brasil. Em seguida, atuei como chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Gama e como superintendente de Saúde, além de ocupar o cargo de secretário-adjunto de Gestão da Saúde no Governo do Distrito Federal. Durante minha atuação no GDF, liderei a transição do modelo de gestão do Hospital de Base, que se tornou um instituto em janeiro de 2018. Também fui diretor-geral do hospital, conselheiro titular do Colegiado Gestor da Saúde e diretor-presidente do Instituto Hospital de Base (IHB).
Em 2018, fui convidado pelo governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado, para assumir a Secretaria Estadual de Saúde. Tomei posse em janeiro de 2019 e deixei a pasta em abril de 2022, quando me candidatei a deputado federal pelo PSD. Durante meu período na SES, trabalhei na regionalização dos serviços de saúde, resultando na inauguração de seis policlínicas nas cidades de Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Goiás e Formosa. Nessas unidades, foram investidos R$ 67 milhões. Além disso, expandimos o número de leitos de UTI e enfermaria de 1.635 para 3.148. No combate à Covid-19, investimos R$ 1,4 bilhão, adotando uma abordagem baseada em dados científicos. Essa atuação nos rendeu o prêmio Evidências da Fundação Getúlio Vargas e um certificado internacional de Excelência do Emerald Publishing, sediado na Malásia. Em maio de 2023, o Tribunal de Contas do Estado aprovou, sem ressalvas, a prestação de contas de 2021. Além disso, as contas da SES em 2019 e 2020 também foram validadas pelo TCE, período em que estive à frente da pasta. Essas conquistas foram possíveis graças à competência técnica da equipe da SES, refletindo uma gestão transparente e responsável.
No período em que estive à frente da SES, também ocupei os cargos de vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo).
Em 2022, me candidatei pela primeira vez a um cargo eletivo e fui eleito deputado federal pelo PSD Goiás, com 54.791 votos. Já no início do meu primeiro mandato, assumi a vice-liderança do segundo maior do bloco de partidos na Câmara. Em maio de 2023, fui escolhido para vice-presidência do diretório regional do partido no Estado.